top of page

O Martinismo

O que é

O Martinismo é, como esta escrito nos estatutos, uma associação livre de homens e mulheres que buscam o seu desenvolvimento interno através de estudo, pesquisa e práticas de ciências tradicionais, do esoterismo ocidental e do místicismo kabbalistico-cristão. Não é imposto nenhum limite na busca e cada membro compromete-se a usar apenas para o bem as suas descobertas e compartilhá-los com outros.

 

Fundada por Gerard Encausse (Papus) com base nos ensinamentos de Louis-Claude de Saint-Martin, de Martinez de Pasqually, Jean-Baptiste Willermotz e de outros místicos cristãos, esta difundido em todo o mundo e admite em suas fileiras sejam homens ou mulheres. Não há nenhuma condição complicadas para ser admitido, não sendo uma sociedade secreta. A única condição: ter completado 21 anos de idade com uma conduta moral irrepreensível.  

 

A ordem é operativa por meio de diferentes rituais: diários, Lunar, solar.

O que não é

Primeiro, temos de afirmar alto e claro que o Martinismo não é uma seita pela simples razão de que você não pede dinheiro aos membros, com exceção de uma participação nos custos de funcionamento, fixado pelo grande Conselho. Não impõe uma doutrina ou um único pensamento, mas deixa os membros livres para praticar a religião que eles acreditam ou a corrente filosófica que mais lhes agrade. 

 

Em segundo lugar, é preciso esclarecer uma confusão frequente que seria assosiar o Martinismo a uma Maçonaria. O Martinismo não é uma forma de Maçonaria.

 

O Martinismo não é uma obediência maçônica, é absolutamente independente de qualquer organização maçônica, embora às vezes há uma dupla filiação de seus adeptos.

 

E deve ser adicionado, para responder a certas acusações que ainda são jogadas aqui e ali, que o Martinismo não é uma cópia da Maçonaria, embora em suas estruturas e em seu sistema hierárquico, poçam parecer semelhantes.  

 

Em terceiro lugar, o Martinismo, proclama sua dedicação ao Cristo e sua fidelidade ao cristianismo não-confessional, não dominado por uma igreja. O Martinismo não é uma igreja.

 

Todos os membros da ordem são livres para praticar a religião de sua escolha ou não práticar nennhuma.

 

O fato de que o Martinismo sempre teve uma estreita relação com a Igreja Gnóstica Universal, fundada pelo abade Julio e dentro da qual certos membros eminentes do Martinismo exerceram funções sacerdotais, não implica em mútua interdependência destas duas organizações. 

bottom of page