Bem-vindo ao site da Loja Willermoz: paz, fraternidade, União!

O Martinismo é um movimento espiritual e não-dogmático fundado por Papus (i.e. Dr. Gerard Encausse) no ano de 1887. Os objetivos fixos desde sua criação são:

 

- o despertar da espiritualidade inspirada pela tradição primordial, como foi ensinada e transmitida por Louis-Claude de Saint-Martin e Martinez de Pasqually, nas formas adaptadas ao nosso mundo moderno, posto em prática de seus princípios éticos e humanísticos,

- o estudo do simbolismo tradicional, da filosofia esotérica e hermética, principalmente a   atribuída na tradição cristã,

- a prática Ritual do desenvolvida seja a sós, no isolamento do próprio oratório pessoal, seja em comunhão nas lojas.

 

A Antico Ordine Martinista abre o seu Portal Simbólico a qualquer homem ou mulher de  boa vontade, movidos pelo Desejo sincero de envolver-se espiritualmente e de abrir o seu  Coração para um mundo e uma humanidade melhor, na medida de suas possibilidades. Não se trata de fazer do plano espiritual um mundo à parte, distinto do resto da personalidade, mas de relacionar-se adequadamente com tal para atingir a uma individualidade completa, plena e inteira, de um modo que a parte visível e a parte invisível, corpo e psique, estejam em harmonia com o espírito. Em outras palavras: obter uma melhor qualidade existencial, uma arte do viver...

 

Somos uma sociedade em transformação contínua na qual todos passam por uma imensa   confusão, a melancolia, a competição pelo dinheiro e o poder, a dificuldade de viver e mais ainda, a dificuldade de realizar-se espiritualmente.

 

Numerosos são estes que não acham o seu caminho, nem seu lugar neste mundo. Aqueles que sofrem de uma forma de vida que não   trazem sua inteira satisfação e que procuram na Tradição os valores universais. A cultura atual é sempre mais cerebral em detrimento das outras dimensões do indivíduo. A todos, homens e mulheres, a Antico Ordine Martinista propõe um suporte para redescobrir o sentido de suas vidas, uma via para a paz interior e uma melhor relação com os outros, com a felicidade que segue.

 

A Ordem ajuda o indivíduo a achar sua própria estrada para uma vida espiritualizada, para a transcender, e a tomar consciência que os meios para tornar isto realidade estão em nós, no aqui e agora das nossas vidas quotidianas. E que aos poucos o indivíduo progride em seu conhecimento e bondade, manifesta-se em si uma humanidade desinteressada e inteligente. O homem se libera dos velhos pré-conceitos e vícios, a ver o seu egoísmo diminuir e tornar-se mais apto a dividir com seus irmãos e irmãs o conhecimento de sua riqueza espiritual.

 

A ordem não põe limites à busca e é independente de qualquer religião, escola filosófica, doutrina ou tendência política. No contexto atual da legítima desconfiança dos objetivos e métodos de um certo número de organizações autoproclamadas filosóficas que ofendem o livre arbítrio de seus membros, é imperativo prescindir que a Ordem não é nem uma sociedade secreta, nem uma seita. Enquanto que em uma seita é fácil de se entrar e é difícil sair, ao contrário... na Ordem é trabalhoso entrar e é super fácil para sair.

 

Atualizado em 15 de Agosto de 2014

 

Obrigado por sua visita